• Versão Portuguesa
  • English Version

Rota do Vinho

Percursos:

Quintas de Alenquer  |  Óbidos  |  Linhas de Torres

 

Qualidade e diversidade de aromas e sabores

 

O Oeste é uma das maiores regiões vinícolas de Portugal e do Mundo, destacando-se os seus vinhos encorpados aromáticos e de precioso valor alcoólico. A sul, produzem-se tintos vivos enquanto novos, intensos, equilibrados e com um raro aroma após envelhecidos; a norte, predominam os vinhos brancos, deliciosamente frutados.

Desta diversidade nasceram em 1989, a Zona Vitivinícola de Óbidos, abrangendo quase toda a área dos Concelhos de Bombarral, Cadaval, Óbidos e Caldas da Rainha, e a Zona Vitivinícola de Alenquer, Arruda e Torres (concelho de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras), com selos DOC (denominação de origem controlada).

 

A região distingue-se também pela produção DOC dos “Vinhos Leves”, de mais baixo teor alcoólico e pela existência, única no País, da Denominação de Origem Controlada de Aguardente Vínica da Lourinhã, bem como de surpreendentes espumantes, de origem mais recente.

 

É uma riqueza económica, turística e cultural da Região que a “Rota da Vinha e do Vinho do Oeste”, enquanto circuito turístico com um potencial incalculável, pretende reforçar e divulgar ao público.

 

Cerca de 25 Quintas fazem parte deste roteiro, abrindo as suas portas aos visitantes a partir de três circuitos distintos. Esta visita, para além de por o visitante em contacto com as deslumbrantes paisagens de vinhas, oferecem ainda a possibilidade de experimentar actividades rurais como a vindima, percorrer os espaços do ciclo do vinho ou simplesmente deliciar-se em provas dos vinhos emblemáticos da região, acompanhados de bons queijos ou doces conventuais.

 

O Circuito das Linhas de Torres redescobre os trilhos do Duque de Wellington e da guerra peninsular. No Circuito de Óbidos mistura o espírito Medieval do Mosteiro de Alcobaça, do burgo de Óbidos, da Rainha D. Leonor nas Caldas da Rainha, das Quintas de Bombarral e do ar puro do Montejunto no Cadaval. O Circuito Quintas de Alenquer transporta o visitante ao imaginário das famosas Quintas e Solares quinhentistas, à vila presépio de Alenquer e a figuras como Pedro Álvares Cabral ou Damião de Góis.
 
Aconselhamos o início da sua visita pelo Museu do Vinho de Alenquer (Tel: 263 711 544) e continuar pelas suas inúmeras Quintas.