• Versão Portuguesa
  • English Version

Eventos Gastronómicos

Oeste - Terra de Bons Sabores

 

ALCOBAÇA

MOSTRA INTERNACIONAL DE DOCES E LICORES CONVENTUAIS DE ALCOBAÇA 
(Mês de Novembro)
Local: Mosteiro de Alcobaça
 
Das cozinhas dos mosteiros e dos conventos surgiram as mais maravilhosas doçarias, confeccionadas à base de açúcar e ovos.

Durante muitos séculos essas receitas ficaram no segredo dos deuses, mas com a abertura ao exterior, os segredos foram-se desvendando e hoje, as melhores delícias podem ser degustadas na mais carismática Mostra Internacional de Doces Conventuais.
 
O amarelo-torrado é a cor predominante do mês de Novembro na cidade de Alcobaça, mais especificamente, ao longo das salas do Mosteiro de Alcobaça.



ALENQUER



FEIRA DO VINHO E DO CAVALO
(Mês de Setembro)
Local: Fórum Romeira e Margens do Rio

Os vinhos a gastronomia do concelho e a forte presença do cavalo demonstrada pelos concursos e exibições equestres são os fortes ingredientes desta mostra.
O fado e o folclore também marcam a sua presença.
O local da feira é em velhos edifícios totalmente recuperados de Arqueologia, antigas fábricas etc…. Alenquer é um lugar interessante de visita, terra de Damião de Góis, tem um antigo castelo, museu. São de realçar as Quintas de Alenquer integradas na Rota de Vinho do Oeste

FESTIVAL DAS SOPAS
Mês de Abril
Local: Adega Cooperativa da Labrugeira
Folclore-Música Popular Portuguesa/Acordeão

QUINZENA DA CODORNIZ
Mês de Setembro
Local: Restaurantes do Concelho

Este evento gastronómico apresenta no seu cardápio as melhores receitas de Codorniz nos diversos restaurantes do concelho.
Para além desta mostra gastronómica Alenquer, vila presépio, têm uma longa tradição vinícola , herança de séculos de actividade como prova apresenta-nos Quintas que oferecem vinhos brancos e tintos de excelente qualidade e ainda um vasto património
arquitectónico para descobrir.



ARRUDA DOS VINHOS


FESTA DA VINHA E DO VINHO
(1ª semana de Novembro)
Local: Pavilhão Multiusos

Com o objectivo de promover os néctares que dão nome a esta terra, esta importante mostra de vinhos é hoje reconhecida a nível nacional, não só pelos bons vinhos e gastronomia mas também pelo ambiente ímpar ali vivido. Artesanato, animação musical e desportiva são alguns dos ingredientes que atraem milhares de visitantes. Não deixe de visitar o pitoresco Chafariz Pombalino, a Igreja Manuelina, a Adega Cooperativa e fazer uma refeição no restaurante O Fuso. A importância do vinho nesta região é demonstrada pelas várias provas durante o certame.


MÊS DA GASTRONOMIA EM ARRUDA DOS VINHOS
Mês de Maio
Local: Restaurantes aderentes ao evento (concelho de Arruda)

Com o objectivo de promover a gastronomia e os vinhos do concelho, o evento consiste num concurso, onde os restaurantes colocam à consideração de um júri pratos que reflectem os hábitos e tradições do concelho. Desde algumas iguarias como favas guisadas com entrecosto, bacalhau assado com “batatas a murro” até às famosas “Bruxas de Arruda” como sobremesa são motivos para visitar o concelho para além de um rico património e vastas paisagens.


BOMBARRAL


FESTIVAL DO VINHO PORTUGUÊS
Mês de Julho
Local: Mata Municipal

O vinho assume no Oeste uma enorme importância, sendo desde há séculos o esteio principal da economia Regional e Nacional. Igualmente o vinho deixou marcas também a nível cultural, onde há a salientar um vasto património etnográfico. Certame onde o vinho é rei , em complemento realizam-se colóquios, seminários, concursos, comercialização, prova de vinho e ainda muita animação. Óptimos restaurantes esperam o visitante no Bombarral, o Museu, os azulejos da CP e o famoso espumante Loridos são as recomendações.


FEIRA NACIONAL DA PÊRA ROCHA DO OESTE 
Mês de Agosto.
Local: Mata Municipal

O certame tem como objectivo contribuir para a promoção da Pêra Rocha “Rainha da Fruticultura Portuguesa”, e dos produtos tradicionais do Mundo Rural do Oeste tais como o artesanato, os licores, doçaria e gastronomia tradicional bem representados nas Tasquinhas.



CADAVAL


FESTA DAS ADIAFAS DAS VINDIMAS
Mês de Outubro
Local: Recinto da Adega Cooperativa do Cadaval

Certame que surge a partir de um objectivo principal: fazer reviver uma tradição tão profunda enraizada nas nossas gentes – a festa do encerramento das colheitas. Música popular, orquestral, grupos corais, sessões de fado, tuna académica são alguns elementos que vão animando a Vila nesta época. Concelho reconhecido pelo vasto património natural constituído pela Serra do Montejunto, onde se encontra o Centro de Interpretação Ambiental, e ainda um rico património constituído pela Real Fabrica do Gelo.


CALDAS DA RAINHA


EXPOTUR – CALDAS DA RAINHA
Mês de Agosto
Local: Expoeste – Centro de Exposições do Oeste

Certame com características fundamentalmente turísticas e culturais. É considerada uma importantíssima mostra de gastronomia típica e tradicional nela se encontra a maior e mais rica exposição etnográfica de todo o concelho. Durante o evento decorrem algumas actividades taurinas na Praça da cidade.


CONCURSO DE GASTRONOMIA –Associação Comercial das Caldas da Rainha e Óbidos
Setembro a Novembro
Local: Restaurantes aderentes ao Concurso (Caldas da Rainha e Óbidos)

Evento que pretende promover o património gastronómico mas também dar a conhecer os pratos especialmente concebidos para o concurso demonstrando a excelente qualidade dos cozinheiros participantes. Entre no fascinante mundo das iguarias e paladares, experimente o melhor dos sabores regionais, deguste o melhor dos nossos vinhos e deleite-se com a nossa doçaria de origem conventual


LOURINHÃ


SEMANA DO POLVO 
Meses de Maio/Junho
Local – Lourinhã

Representante de uma gastronomia intimamente ligada ao mar, este molusco – tão apreciado no nosso país - será incorporado em pizzas e espetadas, servido em telhas e com feijoada e até servirá de base a sobremesas.
À inovação e criatividade aliam-se sabores mais tradicionais como o polvo assado, cozido, à lagareiro e o inultrapassável arroz de polvo.


ÓBIDOS


MERCADO MEDIEVAL
Mês de Julho
Local: cerca e ruas da Vila

Reconstituição histórica de grande qualidade no ambiente adequado da Vila de Óbidos. Na cerca do castelo montam-se as tendas, para os torneios, onde os cavaleiros desafiam a audácia de uns para espectáculo de outros. Tasquinhas de petiscos, com decoração histórica, desfiles e artesanato da época transportam-nos ao séc. XII. Pelas ruas da vila de cariz medieval passeiam reis e rainhas, duques e princesas, reconstituindo ambientes ancestrais.


FESTIVAL DO CHOCOLATE
Mês de Fevereiro
Local: vila

Para profissionais e amantes do chocolate, esta mostra consta de exposição comercialização e venda de chocolate. Para além também de uma parte técnica constituída ainda por workshop’s, e muita animação por toda a vila.


PENICHE


FESTIVAL DOS SABORES DO MAR

Mês de Junho
Local: Pavilhões - Avenida do Porto de Pesca

Maior mostra Gastronómica com sabor a mar onde alguns dos melhores restaurantes do concelho marcam a sua presença. Paralelamente à mostra existe um espaço com animação e actividades culturais. Aqui o Peixe e o Marisco é Rei. Em Peniche não deixe de visitar os Templos, a Fortaleza, o Museu, o Porto de Pesca e recreio, o Cabo Carvoeiro, as Rendas de Bilros. A importância do Peixe e a sua frescura neste porto granjearam para um dos restaurantes de Peniche o galardão de 3ª classificado Nacional no Concurso de Gastronomia a Património Nacional.


SOBRAL DE MONTE AGRAÇO


TASQUINHAS DO SOBRAL
Mês de Outubro
Local: Pavilhão Municipal do Soeirinho

Este evento gastronómico conta com a participação das associações na confecção das ementas gastronómicas típicas do concelho.
Para além desta mostra, existe muita animação com a actuação de grupos de música, dança, ranchos folclóricos e, ainda uma noite dedicada ao fado.
O objectivo principal é promover a gastronomia do concelho e, dar a conhecer aos visitantes os deliciosos doces e petiscos. Não deixar também de conhecer o património local.


TORRES VEDRAS


FESTA DAS FREGUESIAS/MOSTRA DE VINHOS
Mês de Novembro
Local: Parque Nacional de Exposições

Torres Vedras, terra famosa pelos seus vinhedos, produtores de óptimos vinhos, é ainda famosa pelos saborosos pastéis de feijão e pelo “Carnaval mais português de Portugal”. Durante uma semana realiza a sua Feira das Freguesias/Mostra de Vinhos, com exposição de vinhos da Região, associado a um intenso programa de animação em que se destaca O Festival Internacional de Acordeão, complementado com exposições, teatro, etc..
No decorrer do certame haverá provas de vinhos, de doçaria tradicional, água-pé e castanhas.


FEIRA DO ARROZ DOCE
Mês de Setembro
Local: Paúl

Concurso onde se pode experimentar saborosas receitas de Arroz Doce.