• Versão Portuguesa
  • English Version

Natureza

Turismo de natureza

Reservas Naturais, Parques, Mar, Lagoa

 

A extraordinária arriba fóssil que acompanha as lindíssimas praias e enseadas da região, zona rica em vestígios de dinossauros, são alguns dos principais testemunhos da história geológica da região, fazendo do território um dos locais paleontológicos mais valiosos e de maior interesse do mundo.

Recomendam-se os passeios pedestres no Paul da Tornada, uma jornada na Reserva Natural da Ilha da Berlenga, única reserva marinha do País, cujas águas límpidas e fauna abundante convidam a um mergulho; uma visita aos circuitos da Serra do Socorro, à área de Paisagem Protegida da Serra de Montejunto e do Parque Serra D´Aire e Candeeiros, que certamente farão as delícias dos amantes da espeleologia, do montanhismo e do alpinismo; um passeio pelo Planalto das Cezaredas, e a prática dos mais diversos desportos náuticos na Lagoa de Óbidos, são algumas da aventuras propostas aos visitantes.

As falésias do Oeste e a Serra de Montejunto reúnem condições de excepção para a prática de parapente, asa delta, escalada, alpinismo ou mesmo espeleologia.

Do sítio da Nazaré vislumbra-se uma das mais deslumbrantes paisagens da região. A concha de S. Martinho do Porto, com o ser recorte quase perfeito, é uma baía de características únicas. Mais para sul, os caprichosos entalhes da costa abrem-se sobre o Baleal, Peniche e a ilha da Berlenga. A natureza foi especialmente generosa na região do Oeste, recheando-a de paisagens únicas e deslumbrantes, que se desvendam ao visitante a cada passo.


Em Peniche, impõe-se um passeio ao longo das marginais que percorrem todo o perímetro litoral desta pronunciada península, de onde sobressaem pitorescas formações rochosas esculpidas ao longo dos séculos pela erosão do mar e do vento.
 
Da "Nau dos Corvos", no Cabo Carvoeiro, majestoso promontório que parece desafiar o poderoso mar, avista-se ao longe o perfil do arquipélago das Berlengas, um pequeno, mas encantador grupo de ilhas, que para além de ser o principal local de nidificação de aves marinhas da Península Ibérica, abriga espécies de fauna e flora únicas.